TURMAS

   Alunos do 3º ano A do ciclo I, sob coordenação dos professores Neusa e Thiago (Arte) pensando em soluções para um futuro melhor.
Ao tomar conhecimento do concurso cultural “O futuro que invento”, desafiamos os alunos, modesta parte uma turma muito criativa e que adora desafios.  Com reflexões e debate a cerca dos objetivos do concurso, por meio da abordagem do Design Thinking explicamos como seria o desenvolvimento e que eles deveriam pensar em ações para melhoria, do bem comum,  de todos na escola e na comunidade. Organizamos os  alunos  em três grupo e eles  elaboraram as seguintes propostas:

Grupo 1: Para melhorar nossa escola,  gostaríamos que a mesma tivesse um atelier de arte, para tanto elaboraram uma canção...

Grupo 2:  O  grupo elaborou um rap para sugerirem a criação de um espaço cultural, de uso de toda comunidade, no nosso bairro.

Grupo 3: O grupo discutiu e propôs a cobertura do parque da escola, segundo eles uma cobertura de vidro permitiria que utilizassem o espaço em dias de chuva e recebessem a luz solar nos dias ensolarados.              Eles  escolheram expor suas ideias por meio de  fantoches  e confecção de desenhos.
Prof. Neusa e Thiago   


GRUPO 1 
                    
                            
    GRUPO 2


                                  GRUPO 3




 PROJETO HORTA


                              



PROJETO AES ELETROPAULO




                FIOS DESENCAPADOS SÃO UM PERIGO






       
EM DIAS DE CHUVAS EVITEM FICAR  DEBAIXO DE ÁRVORES


          









              SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR, NADA DE                                  COMPARTILHAR TOMADAS




CUIDADO COM FIOS DESENCAPADOS



Atividades do ano Letivo de 2016



A atleta Isis Holt, australiana de 14 anos que venceu, com recorde mundial, os200m classe T35, para atletas com paralisia cerebral no Mundial Paralímpico de Atletismo, em Doha, no Catar, relatou que:       

           

"Minha eficiência é muito maior que minha deficiência"

 Seguindo este pensamento em parceria com a professora Vera do laboratório de informática, o 2 º ano A- ciclo II – manhã da professora Cristina , abordou o tema Olimpíadas-Rio 2016 . Além de pesquisarem sobre o contexto histórico do evento, curiosidades dentre outros assuntos, também tiveram acesso às biografias de grandes atletas paraolímpicos/paralímpicos brasileiros.

   O produto final foi uma bela apresentação no laboratório de informática e sala de aula, onde os alunos expuseram os seus trabalhos e relataram sobre o mesmo em uma apresentação.






Professoras Cristina e Vera

Junho /2016


Alguns momentos das aulas de Educação Física -Tarde


Brincadeiras de Roda. 2º Ano B Inicial 


Desenvolvimento das Habilidades Motoras Básicas - 1º B Ciclo II

Brincadeira de Roda com Integração- 2º B Inicial

Volta a Calma, pós Exercícios Principais - 1º B Ciclo II

Atividades Pré- desportivos em grupos Cooperativos - 1º B Ciclo II

Atividades Psicomotoras - 2ºB Inicial








Leitura
               

O que é ser igual ao outro? O que é ser diferente?

E ser as duas coisas ao mesmo tempo? Em por que Heloísa, a autora Cristiana Soares levanta essas e tantas outras questões ao trazer para o leitor a história real de uma menina que tem paralisia cerebral e vivencia com bastante entusiasmo e bom humor situações que, à primeira vista, podem parecer amedrontadoras até para o mais corajoso dos seres humanos.

Como proposta, realizamos a leitura do livro para turmas dos 2ºs; 3ºs do Ciclo Inicial e 1º ano do Ciclo II e a partir de uma roda de conversa discutimos a questão da diversidade e a solidariedade.

A história nos permitiu perceber que é possível sim sermos diferentes e iguais ao mesmo tempo. E que Heloísa, assim como eles, gosta de brincar e se fantasiar; mas aprende as coisas de uma maneira única e no tempo dela.

Finalizamos com a produção de desenhos da história; o que fez surgir lindas produções que dividimos algumas aqui com vocês!







Se desejar, segue abaixo o link de um vídeo produzido a partir do livro.


Com carinho, 
Profª  Clara M.C.P. Carvalho da Cunha




Todos contra Dengue - 3ºA Inicial

Aprecie o vídeo abaixo:





Abraços,
Profª Neusa


Alfabeto de Rótulos - 1ºA Inicial




Abraços,
Profª Liliane


  Aulas de Educação Física do Período da Tarde




Abraços,
Prof. Nilson



ATIVIDADES DO ANO LETIVO DE 2015


Aulas de  Educação Física da Tarde

Nos dias da Parada Literária (quartas-feiras), as turmas que estavam com o professor Nilson, também se dedicaram a leitura livre.






Alguns momentos do 1º C Inicial 



Alguns momentos das aulas de Ed. Física - Tarde


Momento de relaxamento pós as atividades mais intensa- 1ºD Inicial



Atividades de arremessos e coordenação motora básica - 1º C Inicial


Atividades dinâmicas e de concentração - 2º B CII


Brincadeiras de roda utilizando os bambolês - 1ºC Inicial



Prof Nilson



Seres vivos e seres não vivos


Conteúdo/Assunto: seres vivos e seres não vivos

Objetivos:
Reconhecer as diferenças entre os seres vivos e não vivos;
Identificar as características dos seres vivos e não vivos;
Fixar conhecimentos já adquiridos sobre o tema.
Procedimentos:Confecção de cartazes com recortes e colagem de figuras de seres vivos e não vivos, após cada grupo realizou a apresentação de seu trabalho e assistimos ao DVD "Os sem floresta"





Recursos:Lápis, cartolina, recortes, tesoura, revistas de recortes, cola e dvd.

Os seres vivos são aqueles que nascem, crescem se reproduzem e morrem, como os animais (inclusive o homem), fungos, plantas, algas e bactérias.
Os seres não  vivos são inanimados, que não possuem vida, mas que também são da natureza, como o ar, o solo e as pedras.
Existem ainda os objetos criados pelo homem, que não seres vivos, como os carros, as roupas, os computadores, os brinquedos e vários outros.
Veja o quanto é interessante, os seres vivos precisam dos seres não vivos: a água não tem vida, porém quem mora na água possui vida, como os peixes e as plantas aquáticas. do mesmo modo, a terra não possui vida, mas as plantas necessitam dela e da água para nascer e viver. O ar também não possui vida, mas homens e animais precisam dele para sobreviver, bem como da água e da terra,





Turma: 3ºA Inicial                 Professora Liliane





Sólidos geométricos representado por robôs

A turma do 3º A Inicial estudaram os sólidos geométricos de uma forma bem bacana. Com ajuda da família, cada aluno construiu um robô com materiais recicláveis e depois de pronto convidaram os alunos e toda a comunidade escolar do período da manhã, para prestigiarem a criação de cada um, através de uma visita na sala de aula.
PAPE Vera Lucia
Aprecie como foi a visita assistindo o  vídeo abaixo: 




Confecção de adereços


Nosso semestre foi encerrado com a Festa Julina no dia 03/07. Durante as aulas de Arte na semana que antecedeu o evento foram confeccionados pelos alunos adereços para enfeitar nossa escola. Participaram todos os alunos,  foram trazidas informações preciosas sobre essa cultura popular, conscientizando todos sobre a importância de preservar nossas raízes e tradição.
    













Profª Lucimara

               

Atividades desenvolvidas pelo 1ºC Inicial


Fazendo Ciências estudando os seres vivos!

Depois de plantar os feijões os alu  nos do 1º ano C Inicial foram observando diariamente e anotando em um relatório o desenvolvimento dos grãos e suas necessidades como água, luz e calor! Rendeu importantes diálogos sobre os seres vivos e suas necessidades e desenvolvimento!




Projeto Água, cada gota conta!

         O 1º ano C Inicial participou do Projeto Água, cada gota conta para o desenvolvimento sobre a consciência ambiental de cuidar dos nossos recursos naturais, principalmente da água.
         Foram diferentes atividades realizadas com esse propósito e em variados lugares da escola: no LAB com a professora Vera, na sala de aula e na Biblioteca com os alunos do 1º ano B Inicial da professora Jéssica!
         Fizemos uma contação bem legal do Mundinho Azul!
         Era uma vez um mundinho... que poderia até ser chamado de planeta azul.
         Com muitas cores e graça, Ingrid Biesemeyer Bellinghausen trabalha a importância da água para a vida e de sua preservação, convidando o pequeno leitor a salvar o mundinho azul.
         O livro "O mundinho Azul" retrata que a maior parte de nosso planeta é constituído por água, devido os oceanos, lagos e rios.
         Ilustra como é o ciclo da água, a importância da água e como devemos cuidar dela. Ilustra também que a maior parte da água é salgada, porque existem mais oceanos do que lagos e rios.
         Por isso, a água potável é escassa, o que preocupa o homem.
         A água doce não pode faltar, pois a usamos para beber, lavar as mãos, tomar banho, escovar os dentes, cozinhar, regar as plantas. Devemos sempre seguir duas regras:
         1ª Não desperdiçar a água.
         2ª Não poluir o meio ambiente.

         Terminamos fazendo um dedoche da gotinha bem legal!








Projeto dobrando papel e descobrindo animais!

         O 1º ano C Inicial iniciou um trabalho bem interessante junto com a professora Lucimara de Arte! Vamos fazer variadas dobras em papel e descobrir os diferentes animais.
         Fazer dobraduras de papel e aprender sobre as diferentes espécies de animais está sendo enriquecedor e favorecendo o diálogo com os alunos que conhecem e tem curiosidades interessantes sobre nossos amiguinhos!
         Oportunidade ótima de interação com o grupo, acolhendo e respeitando as opiniões e as diferentes formas de falar! Além de conhecer características de alguns animais apontando para sua diversidade como: locais onde vivem, alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades pertinentes a cada espécie.








Contação da história: "O Aniversário do Seu Alfabeto" de Amir Piedade.

         Olá pessoal, tudo bem? O 1º ano C inicial assistiu uma contação muito legal da história O aniversário do Seu Alfabeto.
         Tudo se passa na Alfabetolândia um lugar onde as amigas do seu Alfabeto, as letras, resolvem fazer uma festa surpresa de aniversário!
        Foram feitos muitos preparativos, com deliciosas guloseimas, para receber festivamente os elegantes convidados. Cada letra levava um presente ao aniversariante. Tudo estava calmo até que chegaram os gêmeos SS e RR, que aprontaram uma grande confusão. Os alunos adoraram participar da festa e conhecer a família do Seu Alfabeto.
         Depois da contação brincamos bastante para descobrir os presentes que cada letra deu para Seu alfabeto!
         Ficamos todos felizes por que pudemos oportunizar situações de aprendizagem que envolvam a leitura, compreensão oral e escrita, produção textual e oralidade através do gênero história infantil compreendendo os propósitos comunicativos e relacionando os fatos da história com vivências do cotidiano.







Profª Marisa
1º ano C Inicial 


Alguns momentos das aulas de Educação Física do Período da Tarde

Momento de vivência lúdica e esportiva com o tema iniciação ao atletismo mirim.


    Aula de iniciação ao atletismo mirim com a turma do 1º Ano D Inicial.


Após atividades de circuito as crianças do 1º Ano D Inicial fizeram uma pausa.


Momento de volta a calma, após as brincadeiras direcionadas.


Momento de volta a calma, após as atividades de iniciação ao basquetebol.

Abraços,
Prof. Ed. Física Nilson- 14/05/2015



Aulas do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência)


Nas aulas do Proerd, a policial Patrícia juntamente com a professora Roseclair, trabalham atividades de incentivo a não violência.  Os alunos realizaram uma pesquisa em grupo sobre os diversos tipos de violência e apresentaram para os colegas de classe.

Foi muito interessante!







Turma: 2ºA Ciclo II-Profª Roseclair da Silva



Atividade em grupo sobre o filme “O mágico de Oz"

Os alunos assistiram ao filme e depois de produzirem um texto, foram divididos em grupos para fazerem cartas para os personagens e ao final fizeram a apresentação para a turma...
A turma se envolveu de uma forma bem interessante já que utilizaram falas dos tempos atuais quando se referiram aos personagens.
Foi muito engraçado e prazeroso, os alunos tem uma imaginação incrível!!!
Até a próxima!!!









Turma do 2ºB Ciclo II- Profª Crissina
12/05/2015




Para homenagear Monteiro Lobato (1882-1948). O escritor de: "O Sítio do Pica-pau Amarelo" .

Os alunos do 2º Ano B  exploraram os acervos da biblioteca e conheceram um pouco mais da vida desse grande escritor brasileiro. Produziram um marca página e para finalizar a homenagem  os alunos fizeram uma pintura de rosto dos personagens da Emília e do Visconte de Sabugosa.









Os alunos procuram através da bússola encontrarem os pontos cardeais principais:  Leste , Oeste, Norte e Sul. Ensinando um ao outro o trabalho em equipe.





Turma do 2º B Inicial - profª Érika
12/05/2015

Atividades Lúdicas do Infantil III e IV


Brincadeira: “Coelhinho na toca com nome”
A criança deve procurar e reconhecer o seu nome na toca.


Arte e Música: Trabalhando cor com música as crianças desfilaram cantando e tocando os instrumentos musicais.



Circuito em Ed. Física: As crianças percorrem diversos obstáculos para desenvolvimento de lateralidade noção de espaço equilíbrio, agilidade e atenção.


Profª Mirian
12/05/2015



Atividade em comemoração ao dia das mães

(...)Mãe não tem limite

É tempo sem hora

Luz que não apaga

Quando sopra o vento

E chuva desaba

Veludo escondido

Na pele enrugada

Água pura, ar puro

Puro pensamento

Morrer acontece

Com o que é breve e passa

Sem deixar vestígio

Mãe, na sua graça

É eternidade (...)

Carlos Drummond de Andrade


                     

   



Turma -1ºA Ciclo II- Profª Cristina
12/05/2015

Atividades de arte

Atividade realizada com os alunos do 3º Ano B. Foram trabalhadas linhas retas, curvas e mistas na construção dos desenhos e pintura com lápis de cor na finalização. 





A partir de linhas retas, curvas e mistas criar desenhos. Utilizando lápis de cor colorir o desenho e o fundo. 1ºB Ciclo II



Atividade: Customização das capas dos cadernos de desenho. Técnica: recorte e colagem com materiais diversos. 2ºB Ciclo II.



Atividade: Customização das capas dos cadernos de desenho. Técnica: recorte e colagem com materiais diversos.  2ºB Ciclo II.


Profª  de Arte: Lucimara de Almeida
12/05/2015


Jogo do nunca dez com material dourado

Modo de jogar - O grupo decide quem inicia o jogo. - Cada aluno, na sua vez de jogar, lança o(s) dado(s) e retira a quantidade de cubinhos ou quadradinhos conforme a quantidade que saiu no dado. - Quando o jogador conseguir mais do que dez cubinhos ou quadradinhos, deve trocá-los por uma barra ou tira. - Quando o jogador conseguir dez tiras deve trocá-las por uma placa. - Vence o jogador que conseguir primeiro dez placas ou um número de placas, antecipadamente, combinado. - Como variação, pode-se combinar um tempo determinado para jogar. Nesta variação ganha o jogador que tiver obtido maior número de barras ou tiras e cubinhos ou quadradinhos.










3ºs Anos Iniciais A e B professoras Liliane e Sandra 06/05/2015


Um pouquinho das aulas de arte desenvolvida com turmas do período da tarde.

Descrição: turma do 1ºAno C Inicial, utilizamos a técnica de mosaico com colagem.
Materiais: sulfite, revista, cola.








Atividade realizada com a  turma do 1ºD Inicial. Utilizamos barbante e cola para contemplar o conteúdo: Linha e curvas.





Atividade realizada com o 2ºAno B Inicial. Foram utilizadas a pintura e colagem com crepon para contemplar o conteúdo: Linhas retas, curvas e mistas. 






Profª  de Arte: Lucimara de Almeida
28/04/2015




Atividades do ano letivo -2014


O 2ºB do Ciclo ll preparou uma apresentação especialmente para os alunos do infantil lll e lV da professora Fabiana  e o  1ºano da professora Joelma.
A ideia surgiu após o gentil convite da turma da educação infantil para nos ensinar a dançar Julie Baby, nossa turma gostou tanto que decidiu retribuir com a apresentação teatral  dublada do conto de fadas : Chapeuzinho Vermelho. Os alunos contaram também com a colaboração da Educadora Social Luciana que auxiliou nos ensaios.
Profª Eliana Gonçalves dos Santos






Aprecie as atividades da turminha do Infantil III e IV da professora Fabiana, acessando o link abaixo:






A turminha do Infantil IV e V da professora Goreti,  estão explorando e trabalhando com as obras de Romero Brito aprecie o vídeo abaixo:





A turminha do Infantil V estão adorando as aulas de Ed. Física, aprecie as imagens abaixo;


Aprecie as atividades com jogos matemáticos da turma do 1ºA Inicial da professora Claudia. 




Publish at Calameo or read more publications.



Atividade desenvolvida na sala de aula referente ao conteúdo Forma e Espaço.
 O objetivo era identificação das formas e relacioná-las com as existentes na sala de aula.
Os alunos foram divididos em duplas e no chão foram colocadas várias figuras  geométricas. Eles deveriam  pegá-las e identificar  na sala de aula com outros objetos que tivessem a mesma forma.




Professora Mirian 1ºAno Inicial C

As turmas dos 2ºs anos Iniciais A e B, desenvolveram atividades com jogos de matemática. Aprecie o vídeo abaixo:




Os alunos do 3ºAno Inicial do período da manhã, estão brincando e aprendendo cada vez mais com os jogos do PNAIC. Os preferidos são: cubra o dobro, cubra a diferença, arrisca ou para? e a travessia do rio. 
                                                                                                                                                                               Profª Neusa




A turma do 1ºAno B Ciclo II trabalharam o projeto "fábulas". Aprecie as imagens abaixo:


A turminha do 1º Ano C do Ciclo II, simularam uma votação. Aprecie as imagens abaixo:





A turma do 2º A ciclo II, fixando  regras ortográficas com "Bingo" e  realizando atividade de Educação Física interdisciplinar. Aprecie as imagens abaixo:






Dia 25/07/2014 sexta-feira, em atividade relacionada a Olimpíadas da Língua Portuguesa os alunos do 2º ano ciclo II A e B, período manhã e tarde, professoras Marisa e Eliana, exploraram a comunidade do Estoril em formato de uma saída fotográfica.
No dia anterior foi realizada em sala de aula uma oficina sobre conceitos de fotografia, composição e olhar fotográfico, despertando nos alunos “Uma visão mais artística e crítica”, de sua comunidade, possibilitando vê-la com outros olhos e complementando ainda mais o trabalho pedagógico que as professoras vieram desenvolvendo em sala de aula.

Agradeço a oportunidade!!!
Ana Cecilia

Oficial de Biblioteca e Fotógrafa








Sarau de Poemas


A turma do 1ºA Ciclo II, realizaram um sarau no dia 18 de junho, com os poemas de Sérgio Capparelli na Biblioteca da nossa escola. Os alunos e demais membros da comunidade escolar que foram convidados, prestigiaram e apreciaram muito. 
Profª Antonia
21/07/2014
Acessem o link abaixo:



Começou um grande evento no nosso país, assistido por pessoas do mundo todo: “A Copa do Mundo 2014.” As crianças da nossa escola não poderiam ficar por fora disso. Olha animação da turma do 1º ano A Inicial.
Profª Claudia
30/06/2014






Os alunos do 3º Ano A Inicial estão revelando suas potencialidades criativas nas aulas de Ed. Tecnológica, junto com a PAPE Vera, montaram uma chutadeira com o tema "Copa Tecnológica". Parabéns! Estou orgulhosa com o trabalho que vocês estão desenvolvendo.
Profª Neusa
16/06/2014

























Olá pessoal,
O 2ª ano A Ciclo II iniciou uma atividade bem interessante com a ajuda da Ana Cecília na biblioteca da escola. Foi uma pesquisa sobre aspectos importantes do Sistema Solar e do nosso planeta Terra!
Produzimos conhecimento e fizemos ciência! A partir das nossas dúvidas caminhamos para uma pesquisa sobre Astronomia e uma importante produção textual!
Essa pesquisa foi o início de um trabalho que ganhou significado através de uma curiosa produção digital realizado no laboratório de informática com o auxílio da Pape Vera! 
Em sala de aula fizemos uma colagem sobre o nosso Sistema Solar que ganhou a produção digital como legenda! Ficou tudo muito interessante, tanto que um aluno do 2ºA Inicial, depois de ver os trabalhos expostos criou seu próprio trabalho e foi nos mostrar com orgulho! Percebemos quanto foi importante realizar esse trabalho!
Profª:Marisa Fattor

8/05/2014







No dia 25 de março, os alunos do 3º Ano A Inicial apresentaram um "Sarau de Poesias".
Os preparativos que antecederam o evento contou com: pesquisas de poesias na biblioteca de vários autores, interpretação, recriação de poesias, digitação e ilustração, confecção de convites e cartazes que foram expostos  informando aos alunos e funcionários a retirarem seus convites com a turma, visando com isso, a função social do mesmo.
A atuação dos alunos foi muito elogiada pela platéia.
Parabéns turminha!!!
Profª Neusa
26/03/2014

Alunos aguardando para começar

Professora Neusa


Apresentação


Aplausos da platéia




Olá pessoal,


O 5º ano A, valoriza a leitura como fonte de apreciação e prazer! Nesse sentido, seguindo as orientações da professora leram, resumiram, revisaram e ilustraram cada capítulo da aventura mitológica ( retirada de diferentes fontes de pesquisa) sobre os "Doze trabalhos de Hércules"! Tudo isso para aprender, por prazer e para você leitor!


Profª Marisa Fattor
12/03/2014






 









Meu nome Lilian, sou licenciada em Educação Física e atualmente, curso Pedagogia. Todo esse investimento é porque eu acredito que a educação transforma vidas... Sou testemunha disto. E vim para a EMEB Bruno Massone me unir a essa equipe que tem a mesma visão que eu... Que este ano de 2014 seja de muito sucesso para nós! Bom trabalho!

Profª Lilian

Alongamento

Auxiliando postura correta

Disputa de bola

Disputa de bola



Profª de Educação Físic - Lilian

24/02/2014










Atividades escolares do ano letivo de 2013


ARTES/LÍNGUA PORTUGUESA/TECNOLOGIA
Integramos às disciplinas de Língua Portuguesa e Artes, ao uso dos netbooks com o apoio da nossa PAPE Vera. A artista escolhida foi Tarsila do Amaral, pois possui várias obras em homenagem as lendas que ela conheceu   em sua infância, descritos no livro lendas e personagens.
Profª Eliana- turma: 2ºB Ciclo II
Os alunos do 2º ano A Inicial desenvolveram o projeto: “As Linguagens de Tarsila”. A atividade foi desenvolvida por etapas. A atividade inicial foi a apresentação do livro Tarsila e o papagaio Juvenal” de Mércia Maria Leitão e Neide Duarte, depois foi feita a socialização oral, em roda de conversa, dos conhecimentos prévios. Após a leitura houve uma conversa sobre as novas descobertas. Em  seguida, foi apresentada a obra   “O vendedor de Frutas”. Logo após, os alunos  fizeram poses, e utilizando os Netbooks, tiraram fotos uns dos outros. A próxima etapa foi fazer a releitura da obra de Tarsila. Com o recurso Netbook, os alunos realizaram a busca da imagem do quadro em arquivo já disponível.  Foi apresentado aos alunos o Programa GIMP Editor de imagens e proposto que fizessem a montagem de sua foto, inserindo-a na imagem do quadro. Foi disponibilizado um tutorial de passos da tarefa. Ao final, as releituras foram arquivadas em pendrive e após realizaram a socialização das releituras  no laboratório de informática. As crianças se mostraram muito motivadas diante da atividade e ficaram muito contentes com os resultados. 
Profª Meire
Apreciem as produções nos slides abaixo:













                        








APRENDENDO E SE DIVERTINDO COM. . . SOLETRANDO FOLCLORE


Este ano estou trabalhando com o 2º ano A do ciclo II. Como o conteúdo, apesar de “gostoso” é bem extenso procuro deixar as aulas mais “animadas e divertidas”. Bem, então tive a ideia de fazer meus alunos estudarem tabuada através da gincana da tabuada e para reforçar a aprendizagem em relação à ortografia, desenvolvi o Soletrando, que no início começou com palavras da ortografia estudada na semana, por exemplo, se estudássemos o emprego do r e do rr, listava uma relação de palavras com uso delas para que as crianças pudessem competir entre si, mas não somente para competição, o importante era que a pessoa que acertasse a palavra, incluindo os devidos acentos, mostrasse ao colega que errou onde estava o erro (caso ouvesse) e assim passaríamos adiante, selecionando os finalistas. Só sei que a brincadeira ficou muito divertida e o melhor prá mim é que muitos de meus alunos melhoraram na escrita de seus textos em relação à Ortografia.
Tempos depois, percebi que minha turma quando levava textos para ler em casa e posteriormente discutirmos em sala , não estava cumprindo com este combinado. Então veio outra ideia: QUE TAL FAZER UM SOLETRANDO FOLCLORE??? Pois, bem, entreguei lendas (pois foi conteúdo do 1º semestre) aos alunos para que além de ler estudassem possíveis palavras que poderiam ser escolhidas para o SOLETRANDO FOLCLORE. Bem , nem preciso dizer que durante dois dias quase a maioria da turma já tinha o texto “na ponta da língua”. Foi outra diversão e, claro, o nervosismo pairou sobre a turma, pois agora valeria premiação!!! Feito em sala, estendi o convite à outra turmas da escola, a primeira foi a turma do 1º ano do ciclo II da professora Maria Eliane ( com uso de novas lendas para ampliar o repertório dos alunos).
Bem, nem preciso dizer que foi um sucesso... Todos envolvidos  interagiram muito bem.
Agora estamos ansiosos, pois convidamos os o 3º ano da professora Neusa e  minha turma está estudando bastante, pois querem ter um bom desempenho junto aos coleguinhas!
Até mais, com mais novidades, da
                                                                                         Profª  Antonia e sua turma.













Os alunos do 3º ano A, estão estudando sobre o artista plástico Luis Sacilotto, nascido em Santo André. Nestes momentos os alunos estão tendo a oportunidade de conhecer as obras, esculturas e também recriar algumas. Quem quiser apreciar suas obras é só visitar a rua coronel de Oliveira Lima, Sesc, prefeitura e outros lugares públicos em Santo André.

Profª Neusa-3º Ano A Inicial











No dia 13 de agosto, os alunos participaram de uma Vivência Educativa, que teve como objetivo sensibilizar as crianças sobre a importância do Projeto Tietê e do saneamento para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente.

Por meio de uma atividade lúdica, as crianças puderam perceber o impacto causado por vários tipos de lixo que chegam ao Rio Tietê.  Também foi apresentado a eles, a importância da rede coletora de esgoto e seu devido tratamento, dando ênfase a obra que está acontecendo nos bairros onde a maioria dos alunos moram.
 
Profª Claudia- 1º Ano A Inicial
 



















 

















A importância do "Brincar" no  desenvolvimento das crianças.

(turma do Infantil III- profª Fabiana)



Aprecie clicando no link abaixo.



http://pt.calameo.com/read/0011330184095843afffb?authid=sdKC6HsBsxuK



Pintando com gelo colorido








Quente, Frio, Gelado... Verde, Vermelho, Azul... Palavrinhas que estão fazendo parte da rotina de trinta e dois alunos do Infantil III E IV ao estudarem as sensações (Cinco Sentidos) e as cores; aprendizagens que se uniram em uma só atividade: Pintura com gelo colorido!

Primeiro, exploramos as sensações que o gelo nos causa, depois fomos fazer arte no papel... Nossas pinturas ficaram lindas!!!


Por fim, ajudamos a organizar os materiais utilizados e secamos nossas mesas... Mas, temos que agradecer ao senhor Antonio por terminar de limpar aquelas manchinhas coloridas...




“Os gestos, as tentativa, os desenhos, as linhas melódicas, os movimentos rítmico-corporais da criança pequena podem parecer atos isolados, desprovidos de continuidade. Ela, contudo, está em atitude de pesquisa, perseguindo ideias, repetindo-as muitas vezes, num jogo de exercício, porque está exercitando sua ação/pensamento” (Gisa Picosque).
Profª Fabiana





Realizando Atividades de Alfabetização, auxiliando assim o aprendizado dos alunos de forma sistemática e prazerosa.

Alunos do 2º Ano B Inicial da Professora Rose.



















Alunos do 1º ano A do ciclo II realizando uma dinâmica de apresentação no 1º dia de aula.Cada aluno desenhou um colega de classe e depois foi montado um painel com os desenhos representando cada aluno.
Profª Maria Eliane

















A turma do 2º ano A iniciou suas atividades escolares com muita alegria e criatividade. Eles participaram em roda de uma leitura sobre os animais, em seguida, contaram sobre seus animais preferidos e seus animais de estimação, o resultado dessa conversa foi uma bela composição com recortes, dobraduras e desenhos coloridos. Parabéns 2º ano A vocês são maravilhosos!

Profª Meire


















A turma do 3º Ano A Inicial, confeccionam cartão para as mães em homenagem ao
"Dia Internacional da Mulher."

Profª Neusa





















Na história “ Uma coroa a procura de um rei” os nossos alunos do infantil V, tiveram a oportunidade de usar a imaginação e entraram em um momento mágico em que a sala transformou-se num lindo castelo encantado com muitos príncipes e princesa usando lindas coroas confeccionadas pelas próprias crianças.

Profª Eliane
Apresentando o livro


Confeccionando a coroa
A turma e sua coroa











Produções do ano letivo de 2012




2º Ano B - Ciclo II -Profª Fabiana

Alguns momentos 2ºano b-ciclo ii
View more presentations from miranda_verinha.

2º Ano A Ciclo II - Profª Camila

1º Ano B Ciclo II - Profª Hélide
1º Ano A ciclo II - Profª Joelma

3º Ano A Ciclo Inicial - Profª Titular Neusa e Profª Substituta atuando Maria Alice Durso

FAZENDO ARTE – 3º ANO A

      “Cabe a escola ampliar o contato da criança com as expressões artísticas,  para que ela possa ser melhor produtora, conhecedora e crítica de arte. Quem brinca fazendo suas próprias tentativas encontra sempre seus próprios caminhos para seguir adiante!”  (Novos Caminhos-Artes Visuais)

           É isso o que estamos buscando com os alunos do 3º ano A Inicial nas nossas aulas de artes.

                                                   Professora Maria Alice Durso



2º ano b inicial
2º Ano A Ciclo Inicial - Profª Antonia
1º Ano A ciclo Inicial-Profª Maria Carolina A PAISAGEM A paisagem é trabalhada a partir do momento em que a criança começa a reconhecer os lugares onde ele vive e para tanto esse conceito irá depender da leitura que cada um faz do mundo, ”ler o mundo da vida, ler o espaço em que vivemos, compreender que as paisagens que podemos ver são resultado da vida em sociedade, dos homens na busca da sua sobrevivência e da satisfação das suas necessidades”. E é partindo deste conceito, e de diversas rodas de conversas das experiências de cada um, que os alunos prepararam com massa de modelar, um espaço tão especial para cada um deles: “SUA CASA”. 1º ANO A PROFESSORA MARIA CAROLINA
1º Ano B ciclo Inicial - Profª Claudia. Durante o mês de março e abril as crianças do 1º ano B entrevistaram uma pessoa da família para obter algumas informações sobre o nascimento delas. Foi uma atividade bem bacana, pois elas ficaram sabendo sobre dados relevantes da própria vida, por meio de uma atividade feita em parceria com os familiares que depois foi lida pela professora durante algumas aulas. Elas gostaram de ouvir coisas que aconteceram nos primeiros meses de vida, como os pais se sentiram quando elas nasceram, quando começaram a andar, qual foi a primeira palavra que falaram, e principalmente sobre um relato de algo especial que ficou registrado na memória dos pais de quando eram bebês, além de descobrirem coisas sobre suas vidas que ainda não sabiam. Depois da entrevista, as crianças fizeram um lindo desenho representando-as quando eram bebês e um representando-as atualmente.
Infantil V - Profª Patrícia e Infantil IV Profª Goreti
Infantil III - ProfªKátia

Comentários