Alunos do 3º ano A do ciclo I, sob coordenação dos professores Neusa e Thiago (Arte) pensando em soluções para um futuro melhor.
Ao tomar conhecimento do concurso cultural “O futuro que invento”, desafiamos os alunos, modesta parte uma turma muito criativa e que adora desafios. Com reflexões e debate a cerca dos objetivos do concurso, por meio da abordagem do Design Thinking explicamos como seria o desenvolvimento e que eles deveriam pensar em ações para melhoria, do bem comum, de todos na escola e na comunidade. Organizamos os alunos em três grupo e eles elaboraram as seguintes propostas:
Grupo 1: Para melhorar nossa escola, gostaríamos que a mesma tivesse um atelier de arte, para tanto elaboraram uma canção...
Grupo 2: O grupo elaborou um rap para sugerirem a criação de um espaço cultural, de uso de toda comunidade, no nosso bairro.
Grupo 3: O grupo discutiu e propôs a cobertura do parque da escola, segundo eles uma cobertura de vidro permitiria que utilizassem o espaço em dias de chuva e recebessem a luz solar nos dias ensolarados. Eles escolheram expor suas ideias por meio de fantoches e confecção de desenhos.
Prof. Neusa e Thiago
GRUPO 1
GRUPO 2
GRUPO 3
PROJETO HORTA
PROJETO AES ELETROPAULO
FIOS DESENCAPADOS SÃO UM PERIGO
EM DIAS DE CHUVAS EVITEM FICAR DEBAIXO DE ÁRVORES
SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR, NADA DE COMPARTILHAR TOMADAS
CUIDADO COM FIOS DESENCAPADOS
Atividades do ano Letivo de 2016
"Minha eficiência é muito maior que minha deficiência"
Seguindo este pensamento em
parceria com a professora Vera do laboratório de informática, o 2 º ano A- ciclo
II – manhã da professora Cristina , abordou o tema Olimpíadas-Rio 2016 . Além
de pesquisarem sobre o contexto histórico do evento, curiosidades dentre outros
assuntos, também tiveram acesso às biografias de grandes atletas
paraolímpicos/paralímpicos brasileiros.
Alguns momentos das aulas de Educação Física -Tarde
Brincadeiras de Roda. 2º Ano B Inicial
Leitura

Alfabeto de Rótulos - 1ºA Inicial
Aulas de Educação Física do Período da Tarde
Sólidos geométricos representado por robôs
Confecção de adereços
Atividades desenvolvidas pelo 1ºC Inicial
Alguns momentos das aulas de Educação Física do Período da Tarde
Um pouquinho das aulas de arte desenvolvida com turmas do período da tarde.
Descrição: turma do 1ºAno C Inicial, utilizamos a técnica de mosaico com colagem.
Materiais: sulfite, revista, cola.
Atividade realizada com a turma do 1ºD Inicial. Utilizamos barbante e cola para contemplar o conteúdo: Linha e curvas.
Atividades do ano letivo -2014
A turminha do Infantil IV e V da professora Goreti, estão explorando e trabalhando com as obras de Romero Brito aprecie o vídeo abaixo:
A turminha do 1º Ano C do Ciclo II, simularam uma votação. Aprecie as imagens abaixo:
Sarau de Poemas
Olá pessoal,
No dia 25 de março, os alunos do 3º Ano A Inicial apresentaram um "Sarau de Poesias".
Professora Neusa
Apresentação
Atividades escolares do ano letivo de 2013
A atleta Isis
Holt, australiana de 14 anos que venceu, com recorde
mundial, os200m classe T35, para atletas com paralisia cerebral no Mundial Paralímpico de Atletismo, em Doha, no
Catar, relatou
que:
"Minha eficiência é muito maior que minha deficiência"
Seguindo este pensamento em
parceria com a professora Vera do laboratório de informática, o 2 º ano A- ciclo
II – manhã da professora Cristina , abordou o tema Olimpíadas-Rio 2016 . Além
de pesquisarem sobre o contexto histórico do evento, curiosidades dentre outros
assuntos, também tiveram acesso às biografias de grandes atletas
paraolímpicos/paralímpicos brasileiros.
O produto final foi uma bela apresentação no
laboratório de informática e sala de aula, onde os alunos expuseram os seus
trabalhos e relataram sobre o mesmo em uma apresentação.
Professoras Cristina e
Vera
Junho /2016
Alguns momentos das aulas de Educação Física -Tarde
Brincadeiras de Roda. 2º Ano B Inicial
Desenvolvimento das Habilidades Motoras Básicas - 1º B Ciclo II
Brincadeira de Roda com Integração- 2º B Inicial
Volta a Calma, pós Exercícios Principais - 1º B Ciclo II
Atividades Pré- desportivos em grupos Cooperativos - 1º B Ciclo II
Atividades Psicomotoras - 2ºB Inicial
Leitura

O que é ser igual ao outro? O que é ser diferente?
E ser as duas coisas ao mesmo tempo? Em por que Heloísa, a autora Cristiana Soares levanta essas e tantas outras questões ao trazer para o leitor a história real de uma menina que tem paralisia cerebral e vivencia com bastante entusiasmo e bom humor situações que, à primeira vista, podem parecer amedrontadoras até para o mais corajoso dos seres humanos.
Como proposta, realizamos a leitura do livro para turmas dos 2ºs; 3ºs do Ciclo Inicial e 1º ano do Ciclo II e a partir de uma roda de conversa discutimos a questão da diversidade e a solidariedade.
A história nos permitiu perceber que é possível sim sermos diferentes e iguais ao mesmo tempo. E que Heloísa, assim como eles, gosta de brincar e se fantasiar; mas aprende as coisas de uma maneira única e no tempo dela.
Finalizamos com a produção de desenhos da história; o que fez surgir lindas produções que dividimos algumas aqui com vocês!
Se desejar, segue abaixo o link de um vídeo produzido a partir do livro.
Com carinho,
Profª Clara M.C.P. Carvalho da Cunha
Todos contra Dengue - 3ºA Inicial
Aprecie o vídeo abaixo:
Abraços,
Profª Neusa
Alfabeto de Rótulos - 1ºA Inicial
Abraços,
Profª Liliane
Abraços,
Prof. Nilson
ATIVIDADES DO ANO LETIVO DE 2015
Aulas de Educação Física da Tarde
Nos dias da Parada Literária (quartas-feiras), as turmas que estavam com o professor Nilson, também se dedicaram a leitura livre.
Alguns momentos do 1º C Inicial
Alguns momentos das aulas de Ed. Física - Tarde
Momento de relaxamento pós as atividades mais intensa- 1ºD Inicial
Atividades de arremessos e coordenação motora básica - 1º C Inicial
Atividades dinâmicas e de concentração - 2º B CII
Brincadeiras de roda utilizando os bambolês - 1ºC Inicial
Seres vivos e seres não vivos
Momento de relaxamento pós as atividades mais intensa- 1ºD Inicial
Atividades de arremessos e coordenação motora básica - 1º C Inicial
Atividades dinâmicas e de concentração - 2º B CII
Brincadeiras de roda utilizando os bambolês - 1ºC Inicial
Prof Nilson
Conteúdo/Assunto: seres vivos e seres não vivos
Objetivos:
Reconhecer as diferenças entre os seres vivos e não vivos;
Identificar as características dos seres vivos e não vivos;
Fixar conhecimentos já adquiridos sobre o tema.
Procedimentos:Confecção de cartazes com recortes e colagem de figuras de seres vivos e não vivos, após cada grupo realizou a apresentação de seu trabalho e assistimos ao DVD "Os sem floresta"
Recursos:Lápis, cartolina, recortes, tesoura, revistas de recortes, cola e dvd.
Os seres vivos são aqueles que nascem, crescem se reproduzem e morrem, como os animais (inclusive o homem), fungos, plantas, algas e bactérias.
Os seres não vivos são inanimados, que não possuem vida, mas que também são da natureza, como o ar, o solo e as pedras.
Existem ainda os objetos criados pelo homem, que não seres vivos, como os carros, as roupas, os computadores, os brinquedos e vários outros.
Veja o quanto é interessante, os seres vivos precisam dos seres não vivos: a água não tem vida, porém quem mora na água possui vida, como os peixes e as plantas aquáticas. do mesmo modo, a terra não possui vida, mas as plantas necessitam dela e da água para nascer e viver. O ar também não possui vida, mas homens e animais precisam dele para sobreviver, bem como da água e da terra,
Turma: 3ºA Inicial Professora Liliane
Sólidos geométricos representado por robôs
A turma do 3º A Inicial estudaram os sólidos geométricos de
uma forma bem bacana. Com ajuda da família, cada aluno construiu um robô
com materiais recicláveis e depois de pronto convidaram os alunos e toda a
comunidade escolar do período da manhã, para prestigiarem a criação de cada um,
através de uma visita na sala de aula.
PAPE Vera Lucia
Aprecie como foi a visita assistindo o vídeo abaixo:
Confecção de adereços
Nosso semestre foi encerrado com a Festa Julina no dia 03/07.
Durante as aulas de Arte na semana que antecedeu o evento foram confeccionados
pelos alunos adereços para enfeitar nossa escola. Participaram todos os alunos,
foram trazidas informações preciosas sobre essa cultura popular,
conscientizando todos sobre a importância de preservar nossas raízes e
tradição.
Profª Lucimara
Atividades desenvolvidas pelo 1ºC Inicial
Fazendo Ciências
estudando os seres vivos!
Depois
de plantar os feijões os alu nos do 1º ano C Inicial foram observando
diariamente e anotando em um relatório o desenvolvimento dos grãos e suas
necessidades como água, luz e calor! Rendeu importantes diálogos sobre os seres
vivos e suas necessidades e desenvolvimento!
Projeto Água, cada
gota conta!
O 1º ano C Inicial participou do
Projeto Água, cada gota conta para o desenvolvimento sobre a consciência
ambiental de cuidar dos nossos recursos naturais, principalmente da água.
Foram diferentes atividades realizadas
com esse propósito e em variados lugares da escola: no LAB com a professora
Vera, na sala de aula e na Biblioteca com os alunos do 1º ano B Inicial da
professora Jéssica!
Fizemos uma contação bem legal do
Mundinho Azul!
Era uma vez um mundinho... que poderia
até ser chamado de planeta azul.
Com muitas cores e graça, Ingrid
Biesemeyer Bellinghausen trabalha a importância da água para a vida e de sua
preservação, convidando o pequeno leitor a salvar o mundinho azul.
O livro "O mundinho Azul"
retrata que a maior parte de nosso planeta é constituído por água, devido os
oceanos, lagos e rios.
Ilustra como é o ciclo da água, a
importância da água e como devemos cuidar dela. Ilustra também que a maior
parte da água é salgada, porque existem mais oceanos do que lagos e rios.
Por isso, a água potável é escassa, o
que preocupa o homem.
A água doce não pode faltar, pois a
usamos para beber, lavar as mãos, tomar banho, escovar os dentes, cozinhar,
regar as plantas. Devemos sempre seguir duas regras:
1ª Não desperdiçar a água.
2ª Não poluir o meio ambiente.
Terminamos fazendo um dedoche da
gotinha bem legal!
Projeto dobrando
papel e descobrindo animais!
O 1º ano C Inicial iniciou um
trabalho bem interessante junto com a professora Lucimara de Arte! Vamos fazer
variadas dobras em papel e descobrir os diferentes animais.
Fazer dobraduras de papel e aprender
sobre as diferentes espécies de animais está sendo enriquecedor e favorecendo o
diálogo com os alunos que conhecem e tem curiosidades interessantes sobre
nossos amiguinhos!
Oportunidade ótima de interação com o
grupo, acolhendo e respeitando as opiniões e as diferentes formas de falar!
Além de conhecer características de alguns animais apontando para sua
diversidade como: locais onde vivem, alimentação, seus hábitos e outras
peculiaridades pertinentes a cada espécie.
Contação da história: "O Aniversário do Seu Alfabeto" de Amir
Piedade.
Olá pessoal, tudo bem? O 1º ano C
inicial assistiu uma contação muito legal da história O aniversário do Seu
Alfabeto.
Tudo
se passa na Alfabetolândia um lugar onde as amigas do seu Alfabeto, as letras,
resolvem fazer uma festa surpresa de aniversário!
Foram feitos muitos preparativos, com deliciosas guloseimas, para receber festivamente os elegantes convidados. Cada
letra levava um presente ao aniversariante. Tudo estava calmo até que chegaram
os gêmeos SS e RR, que aprontaram uma grande confusão. Os alunos adoraram
participar da festa e conhecer a família do Seu Alfabeto.
Depois da contação brincamos bastante
para descobrir os presentes que cada letra deu para Seu alfabeto!
Ficamos todos felizes por que pudemos oportunizar
situações de aprendizagem que envolvam a leitura, compreensão oral e escrita,
produção textual e oralidade através do gênero história infantil compreendendo
os propósitos comunicativos e relacionando os fatos da história com vivências
do cotidiano.
Profª Marisa
1º ano C Inicial
Momento
de vivência lúdica e esportiva com o tema
iniciação ao atletismo mirim.
Aula de iniciação ao atletismo mirim com a turma do 1º Ano D Inicial.
Após
atividades de circuito as crianças do 1º Ano D Inicial fizeram uma pausa.
Momento de volta a calma, após as brincadeiras direcionadas.
Momento de volta a calma, após as atividades de iniciação ao
basquetebol.
Abraços,
Prof. Ed. Física Nilson- 14/05/2015
Aulas do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência)
Atividade em grupo sobre o filme “O mágico de Oz"
Atividades Lúdicas do Infantil III e IV
Nas aulas do
Proerd, a policial Patrícia juntamente com a professora Roseclair, trabalham
atividades de incentivo a não violência.
Os alunos realizaram uma pesquisa em grupo sobre os diversos tipos de
violência e apresentaram para os colegas de classe.
Foi muito
interessante!
Turma: 2ºA
Ciclo II-Profª Roseclair da Silva
Atividade em grupo sobre o filme “O mágico de Oz"
Os alunos
assistiram ao filme e depois de produzirem um texto, foram divididos em grupos
para fazerem cartas para os personagens e ao final fizeram a apresentação para
a turma...
A turma se envolveu
de uma forma bem interessante já que utilizaram falas dos tempos atuais quando
se referiram aos personagens.
Foi muito
engraçado e prazeroso, os alunos tem uma imaginação incrível!!!
Até a
próxima!!!
Turma do 2ºB Ciclo II- Profª Crissina
12/05/2015
Para homenagear Monteiro Lobato (1882-1948). O escritor de: "O Sítio do
Pica-pau Amarelo" .
Os alunos do 2º
Ano B exploraram os acervos da
biblioteca e conheceram um pouco mais da vida desse grande escritor brasileiro.
Produziram um marca página e para finalizar a homenagem os alunos fizeram uma pintura de rosto dos
personagens da Emília e do Visconte de Sabugosa.
Os alunos procuram através da bússola
encontrarem os pontos cardeais principais:
Leste , Oeste, Norte e Sul. Ensinando um ao outro o trabalho em equipe.
Turma do 2º B Inicial - profª Érika
12/05/2015
Atividades Lúdicas do Infantil III e IV
Brincadeira: “Coelhinho
na toca com nome”
A criança deve procurar e reconhecer o seu nome na toca.
Arte e
Música: Trabalhando cor com música as crianças desfilaram cantando e
tocando os instrumentos musicais.
Circuito em
Ed. Física: As crianças percorrem diversos obstáculos para
desenvolvimento de lateralidade noção de espaço equilíbrio, agilidade e
atenção.
Profª Mirian
12/05/2015
Atividade
em comemoração ao dia das mães
(...)Mãe não tem limite
É tempo sem hora
Luz que não apaga
Quando sopra o vento
E chuva desaba
Veludo escondido
Na pele enrugada
Água pura, ar puro
Puro pensamento
Morrer acontece
Com o que é breve e passa
Sem deixar vestígio
Mãe, na sua graça
É eternidade (...)
Carlos Drummond de Andrade
Turma -1ºA Ciclo II- Profª Cristina
12/05/2015
Atividades de arte
Atividade realizada com os
alunos do 3º Ano B. Foram trabalhadas linhas retas, curvas e mistas na
construção dos desenhos e pintura com lápis de cor na finalização.
A partir de linhas retas, curvas e mistas criar
desenhos. Utilizando lápis de cor colorir o desenho e o fundo. 1ºB Ciclo II
Atividade: Customização das capas dos cadernos de desenho. Técnica:
recorte e colagem com materiais diversos. 2ºB Ciclo II.
Atividade: Customização das capas dos cadernos de desenho. Técnica:
recorte e colagem com materiais diversos.
2ºB Ciclo II.
Profª de Arte: Lucimara de Almeida
12/05/2015
Jogo do nunca dez com material dourado
Modo de jogar - O grupo decide quem inicia o jogo. - Cada aluno, na
sua vez de jogar, lança o(s) dado(s) e retira a quantidade de cubinhos ou
quadradinhos conforme a quantidade que saiu no dado. - Quando o jogador
conseguir mais do que dez cubinhos ou quadradinhos, deve trocá-los por uma
barra ou tira. - Quando o jogador conseguir dez tiras deve trocá-las por uma
placa. - Vence o jogador que conseguir primeiro dez placas ou um número de
placas, antecipadamente, combinado. - Como variação, pode-se combinar um tempo
determinado para jogar. Nesta variação ganha o jogador que tiver obtido maior
número de barras ou tiras e cubinhos ou quadradinhos.
3ºs Anos Iniciais A e B professoras Liliane e Sandra 06/05/2015
Um pouquinho das aulas de arte desenvolvida com turmas do período da tarde.
Descrição: turma do 1ºAno C Inicial, utilizamos a técnica de mosaico com colagem.
Materiais: sulfite, revista, cola.
Atividade realizada com a turma do 1ºD Inicial. Utilizamos barbante e cola para contemplar o conteúdo: Linha e curvas.
Atividade realizada com o 2ºAno B Inicial. Foram utilizadas a pintura e colagem com crepon para contemplar o conteúdo: Linhas retas, curvas e mistas.
Profª de Arte: Lucimara
de Almeida
28/04/2015
O 2ºB do Ciclo ll preparou uma apresentação especialmente
para os alunos do infantil lll e lV da professora Fabiana e o
1ºano da professora Joelma.
A ideia surgiu após o gentil convite da turma da educação
infantil para nos ensinar a dançar Julie Baby, nossa turma gostou tanto que
decidiu retribuir com a apresentação teatral
dublada do conto de fadas : Chapeuzinho Vermelho. Os alunos contaram
também com a colaboração da Educadora Social Luciana que auxiliou nos ensaios.
Profª Eliana Gonçalves
dos Santos
Aprecie as atividades da turminha do Infantil III e IV da professora Fabiana, acessando o link abaixo:
A turminha do Infantil IV e V da professora Goreti, estão explorando e trabalhando com as obras de Romero Brito aprecie o vídeo abaixo:
A turminha do Infantil V estão adorando as aulas de Ed. Física, aprecie as imagens abaixo;
Aprecie as atividades com jogos matemáticos da turma do 1ºA Inicial da professora Claudia.
Publish at
Calameo or read more publications.
Atividade desenvolvida na sala de aula referente ao conteúdo
Forma e Espaço.
O objetivo era
identificação das formas e relacioná-las com as existentes na sala de aula.
Os alunos foram divididos em duplas e no chão foram colocadas
várias figuras geométricas. Eles deveriam
pegá-las e identificar na sala de aula com outros objetos que
tivessem a mesma forma.
Professora Mirian 1ºAno
Inicial C
As turmas dos 2ºs anos Iniciais A e B, desenvolveram atividades com jogos de matemática. Aprecie o vídeo abaixo:
Os alunos do 3ºAno Inicial do período da manhã, estão brincando e aprendendo cada vez mais com os jogos do PNAIC. Os preferidos são: cubra o dobro, cubra a diferença, arrisca ou para? e a travessia do rio.
Profª Neusa
A turma do 1ºAno B Ciclo II trabalharam o projeto "fábulas". Aprecie as imagens abaixo:
A turminha do 1º Ano C do Ciclo II, simularam uma votação. Aprecie as imagens abaixo:
A turma do 2º A ciclo II, fixando regras ortográficas com "Bingo" e realizando atividade de Educação Física interdisciplinar. Aprecie as imagens abaixo:
Dia 25/07/2014 sexta-feira, em atividade relacionada a
Olimpíadas da Língua Portuguesa os alunos do 2º ano ciclo II A e B, período
manhã e tarde, professoras Marisa e Eliana, exploraram a comunidade do Estoril
em formato de uma saída fotográfica.
No dia anterior foi realizada em sala de aula uma oficina
sobre conceitos de fotografia, composição e olhar fotográfico, despertando nos
alunos “Uma visão mais artística e crítica”, de sua comunidade, possibilitando
vê-la com outros olhos e complementando ainda mais o trabalho pedagógico que as
professoras vieram desenvolvendo em sala de aula.
Agradeço a oportunidade!!!
Ana Cecilia
Oficial de Biblioteca e Fotógrafa
Sarau de Poemas
A turma do 1ºA Ciclo II, realizaram um sarau no dia 18 de junho, com os poemas de Sérgio Capparelli na Biblioteca da nossa escola. Os alunos e demais membros da comunidade escolar que foram convidados, prestigiaram e apreciaram muito.
Profª Antonia
21/07/2014
Acessem o link abaixo:
Começou um grande
evento no nosso país, assistido por pessoas do mundo todo: “A Copa do Mundo 2014.” As crianças da
nossa escola não poderiam ficar por fora disso. Olha animação da turma do 1º
ano A Inicial.
Profª Claudia
30/06/2014
Os alunos do 3º Ano A Inicial estão revelando suas potencialidades criativas nas aulas de Ed. Tecnológica, junto com a PAPE Vera, montaram uma chutadeira com o tema "Copa Tecnológica". Parabéns! Estou orgulhosa com o trabalho que vocês estão desenvolvendo.
Profª Neusa
16/06/2014
Olá pessoal,
O 2ª ano A Ciclo II iniciou uma atividade bem interessante com a ajuda
da Ana Cecília na biblioteca da escola. Foi uma pesquisa sobre aspectos
importantes do Sistema Solar e do nosso planeta Terra!
Produzimos conhecimento e fizemos ciência! A partir das nossas dúvidas
caminhamos para uma pesquisa sobre Astronomia e uma importante produção
textual!
Essa pesquisa foi o início de um trabalho que ganhou significado através
de uma curiosa produção digital realizado no laboratório de informática com o
auxílio da Pape Vera!
Em sala de aula fizemos uma colagem sobre o nosso Sistema Solar que
ganhou a produção digital como legenda! Ficou tudo muito interessante, tanto
que um aluno do 2ºA Inicial, depois de ver os trabalhos expostos criou seu
próprio trabalho e foi nos mostrar com orgulho! Percebemos quanto foi importante
realizar esse trabalho!
Profª:Marisa Fattor
8/05/2014
No dia 25 de março, os alunos do 3º Ano A Inicial apresentaram um "Sarau de Poesias".
Os preparativos que antecederam o evento contou com: pesquisas de poesias na biblioteca de vários autores, interpretação, recriação de poesias, digitação e ilustração, confecção de convites e cartazes que foram expostos informando aos alunos e funcionários a retirarem seus convites com a turma, visando com isso, a função social do mesmo.
A atuação dos alunos foi muito elogiada pela platéia.
Parabéns turminha!!!
Profª Neusa
26/03/2014
Alunos aguardando para começar
Professora Neusa
Apresentação
Aplausos da platéia
Olá
pessoal,
O 5º ano
A, valoriza a leitura como fonte de apreciação e prazer! Nesse sentido,
seguindo as orientações da professora leram, resumiram, revisaram e ilustraram
cada capítulo da aventura mitológica ( retirada de diferentes fontes de
pesquisa) sobre os "Doze trabalhos de Hércules"! Tudo isso para
aprender, por prazer e para você leitor!
Profª
Marisa Fattor
12/03/2014
12/03/2014
Meu nome Lilian, sou
licenciada em Educação Física e atualmente, curso Pedagogia. Todo esse
investimento é porque eu acredito que a educação transforma vidas... Sou
testemunha disto. E vim para a EMEB Bruno Massone me unir a essa equipe que tem
a mesma visão que eu... Que este ano de 2014 seja de muito sucesso para nós!
Bom trabalho!
Profª Lilian |
Alongamento |
Auxiliando postura correta |
Disputa de bola |
Disputa de bola |
Profª de Educação
Físic - Lilian
24/02/2014
Atividades escolares do ano letivo de 2013
ARTES/LÍNGUA PORTUGUESA/TECNOLOGIA
Integramos às disciplinas de Língua Portuguesa e Artes, ao
uso dos netbooks com o apoio da nossa PAPE Vera. A artista escolhida foi
Tarsila do Amaral, pois possui várias obras em homenagem as lendas que ela
conheceu em sua infância, descritos no
livro lendas e personagens.
Profª Eliana- turma: 2ºB Ciclo II
Os alunos do 2º ano A Inicial desenvolveram o
projeto: “As Linguagens de Tarsila”. A atividade foi desenvolvida por etapas. A
atividade inicial foi a apresentação do livro “Tarsila e o papagaio Juvenal” de Mércia Maria Leitão e Neide
Duarte, depois foi feita a socialização oral, em roda de conversa, dos
conhecimentos prévios. Após a leitura houve uma conversa sobre as novas
descobertas. Em seguida, foi apresentada
a obra “O vendedor de Frutas”. Logo
após, os alunos fizeram poses, e
utilizando os Netbooks, tiraram fotos uns dos outros. A próxima etapa foi fazer
a releitura da obra de Tarsila. Com o recurso Netbook, os alunos realizaram a
busca da imagem do quadro em arquivo já disponível. Foi apresentado aos alunos o Programa GIMP
Editor de imagens e proposto que fizessem a montagem de sua foto, inserindo-a
na imagem do quadro. Foi disponibilizado um tutorial de passos da tarefa. Ao
final, as releituras foram arquivadas em pendrive e após realizaram a
socialização das releituras no laboratório de informática. As
crianças se mostraram muito motivadas diante da atividade e ficaram muito
contentes com os resultados.
Profª Meire
Apreciem as produções nos slides abaixo:
APRENDENDO E SE
DIVERTINDO COM.
. . SOLETRANDO
FOLCLORE
Este ano estou trabalhando com o 2º
ano A do ciclo II. Como o conteúdo, apesar de “gostoso” é bem extenso procuro
deixar as aulas mais “animadas e divertidas”. Bem, então tive a ideia de fazer
meus alunos estudarem tabuada através da gincana da tabuada e para reforçar a
aprendizagem em relação à ortografia, desenvolvi o Soletrando, que no início
começou com palavras da ortografia estudada na semana, por exemplo, se
estudássemos o emprego do r e do rr, listava uma relação de palavras com uso
delas para que as crianças pudessem competir entre si, mas não somente para
competição, o importante era que a pessoa que acertasse a palavra, incluindo os
devidos acentos, mostrasse ao colega que errou onde estava o erro (caso
ouvesse) e assim passaríamos adiante, selecionando os finalistas. Só sei que a
brincadeira ficou muito divertida e o melhor prá mim é que muitos de meus
alunos melhoraram na escrita de seus textos em relação à Ortografia.
Tempos depois, percebi que minha
turma quando levava textos para ler em casa e posteriormente discutirmos em
sala , não estava cumprindo com este combinado. Então veio outra ideia: QUE TAL
FAZER UM SOLETRANDO FOLCLORE??? Pois, bem, entreguei lendas (pois foi conteúdo
do 1º semestre) aos alunos para que além de ler estudassem possíveis palavras
que poderiam ser escolhidas para o SOLETRANDO FOLCLORE. Bem , nem preciso dizer
que durante dois dias quase a maioria da turma já tinha o texto “na ponta da
língua”. Foi outra diversão e, claro, o nervosismo pairou sobre a turma, pois
agora valeria premiação!!! Feito em sala, estendi o convite à outra turmas da
escola, a primeira foi a turma do 1º ano do ciclo II da professora Maria Eliane
( com uso de novas lendas para ampliar o repertório dos alunos).
Bem, nem preciso dizer que foi um
sucesso... Todos envolvidos interagiram
muito bem.
Agora estamos ansiosos, pois convidamos
os o 3º ano da professora Neusa e minha
turma está estudando bastante, pois querem ter um bom desempenho junto aos
coleguinhas!
Até mais, com mais novidades, da
Profª Antonia e sua turma.
Os alunos do 3º ano A, estão estudando sobre o artista plástico Luis Sacilotto, nascido em Santo André. Nestes momentos os alunos estão tendo a oportunidade de conhecer as obras, esculturas e também recriar algumas. Quem quiser apreciar suas obras é só visitar a rua coronel de Oliveira Lima, Sesc, prefeitura e outros lugares públicos em Santo André.
Profª Neusa-3º Ano A Inicial
No dia 13 de agosto,
os alunos participaram de uma Vivência Educativa, que teve como objetivo
sensibilizar as crianças sobre a importância do Projeto Tietê e do saneamento
para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente.
Por meio de uma
atividade lúdica, as crianças puderam perceber o impacto causado por vários
tipos de lixo que chegam ao Rio Tietê.
Também foi apresentado a eles, a importância da rede coletora de esgoto
e seu devido tratamento, dando ênfase a obra que está acontecendo nos bairros
onde a maioria dos alunos moram.
A importância do "Brincar" no desenvolvimento das crianças.
(turma do Infantil III- profª Fabiana)
http://pt.calameo.com/read/0011330184095843afffb?authid=sdKC6HsBsxuK
Primeiro,
exploramos as sensações que o gelo nos causa, depois fomos fazer arte no papel...
Nossas pinturas ficaram lindas!!!
“Os gestos, as tentativa, os desenhos, as linhas melódicas, os movimentos rítmico-corporais da criança pequena podem parecer atos isolados, desprovidos de continuidade. Ela, contudo, está em atitude de pesquisa, perseguindo ideias, repetindo-as muitas vezes, num jogo de exercício, porque está exercitando sua ação/pensamento” (Gisa Picosque).
Profª Fabiana
Realizando Atividades de Alfabetização, auxiliando assim o aprendizado dos alunos de forma sistemática e prazerosa.
Alunos do 2º Ano B Inicial da
Professora Rose.
Alunos do 1º
ano A do ciclo II realizando uma dinâmica de apresentação no 1º dia de aula.Cada aluno desenhou um colega de classe e
depois foi montado um painel com os desenhos representando cada aluno.
Profª Maria Eliane
A
turma do 2º ano A
iniciou suas atividades escolares com muita alegria e criatividade. Eles
participaram em roda de uma leitura sobre os animais, em seguida, contaram
sobre seus animais preferidos e seus animais de estimação, o resultado dessa
conversa foi uma bela composição com recortes, dobraduras e desenhos coloridos.
Parabéns 2º ano A vocês são
maravilhosos!
Profª
Meire
A turma do 3º Ano A Inicial, confeccionam cartão para as mães em homenagem ao
"Dia Internacional da Mulher."
Profª Neusa
Na história “ Uma coroa a procura de um rei” os nossos alunos do infantil V, tiveram a oportunidade de usar a imaginação e entraram em um momento mágico em que a sala transformou-se num lindo castelo encantado com muitos príncipes e princesa usando lindas coroas confeccionadas pelas próprias crianças.
Profª Eliane
Apresentando o livro |
Confeccionando a coroa |
A turma e sua coroa |
Produções do ano letivo de 2012
2º Ano B - Ciclo II -Profª Fabiana
1º Ano B Ciclo II - Profª Hélide
1º Ano A ciclo II - Profª Joelma
3º Ano A Ciclo Inicial - Profª Titular Neusa e Profª Substituta atuando Maria Alice Durso
FAZENDO
ARTE – 3º ANO A
“Cabe a escola ampliar o contato da
criança com as expressões artísticas,
para que ela possa ser melhor produtora, conhecedora e crítica de arte.
Quem brinca fazendo suas próprias tentativas encontra sempre seus próprios caminhos
para seguir adiante!” (Novos
Caminhos-Artes Visuais)
É isso o que estamos buscando com os
alunos do 3º ano A Inicial nas nossas aulas de artes.
Professora Maria Alice Durso
2º ano b inicial
View more presentations from miranda_verinha.
2º Ano A Ciclo Inicial - Profª Antonia
1º Ano A ciclo Inicial-Profª Maria Carolina A PAISAGEM A paisagem é trabalhada a partir do momento em que a criança começa a reconhecer os lugares onde ele vive e para tanto esse conceito irá depender da leitura que cada um faz do mundo, ”ler o mundo da vida, ler o espaço em que vivemos, compreender que as paisagens que podemos ver são resultado da vida em sociedade, dos homens na busca da sua sobrevivência e da satisfação das suas necessidades”. E é partindo deste conceito, e de diversas rodas de conversas das experiências de cada um, que os alunos prepararam com massa de modelar, um espaço tão especial para cada um deles: “SUA CASA”. 1º ANO A PROFESSORA MARIA CAROLINA
1º Ano B ciclo Inicial - Profª Claudia. Durante o mês de março e abril as crianças do 1º ano B entrevistaram uma pessoa da família para obter algumas informações sobre o nascimento delas. Foi uma atividade bem bacana, pois elas ficaram sabendo sobre dados relevantes da própria vida, por meio de uma atividade feita em parceria com os familiares que depois foi lida pela professora durante algumas aulas. Elas gostaram de ouvir coisas que aconteceram nos primeiros meses de vida, como os pais se sentiram quando elas nasceram, quando começaram a andar, qual foi a primeira palavra que falaram, e principalmente sobre um relato de algo especial que ficou registrado na memória dos pais de quando eram bebês, além de descobrirem coisas sobre suas vidas que ainda não sabiam. Depois da entrevista, as crianças fizeram um lindo desenho representando-as quando eram bebês e um representando-as atualmente.
Infantil V - Profª Patrícia e Infantil IV Profª Goreti
Infantil III - ProfªKátia
Comentários
Postar um comentário