Letramento Matemático
No dia 3 de maio, segunda-feira, tivemos a presença do Professor e Mestre Ubiratan B. Arrais que nos apresentou o tema “Letramento Matemático”, dando sequencia as nossas formações nos HTPCs .
Serão divididas em 7 encontros, no primeiro foram abordados os temas:
1-
Formação matemática: conceituando o número
(hoje)
a-
A
construção do conceito do número:
I – O conhecimento social - sua fonte é
essencialmente externa, é o conhecimento transmitido socialmente. São valores,
normas sociais, regras, nomes de pessoas e objetos que o indivíduo precisa
saber para se integrar ao meio onde vive. A fonte de conhecimento social.
II- O conhecimento lógico
III- O conhecimento físico
b-
Ambiente aritmetizador
c-
Sondagem
Identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o Sistema de Numeração Decimal (SND);
Compreender possíveis erros que os alunos cometem nas operações
e resoluções de problemas;
Planejar melhor as intervenções
para levar o aluno a avançar.
O que é preciso para que uma criança seja numera lizada? Não
basta ter consciência do cálculo, ela precisa conhecer o processo. É importante
que ela saiba realizar cálculo.
O que é preciso que o aluno saiba para podermos afirmar que
ele construiu o conceito de número?
·
Conhecer sequência;
·
Compreender onde o número está no contexto, sua
função social;
·
Unidade, dezena e centena;
·
Valor posicional;
·
Signo;
·
Quantidade, quantificar, fazer relação com o
concreto.
·
Sondagem – para o ponto de partida para a
aprendizagem dos alunos.
Aguardamos para o próximo encontro mais aprendizagens.
Rosely Rodrigues Muniz Tomita
PAD
Projeto Coletivo - Diversidade
No dia 9 de maio, segunda-feira,
tivemos mais uma formação e parceria com a técnica- psicóloga, da EOT (Equipe
de Orientação Técnica) Claudia Lopes da Silva, que abordou o tema Diversidade.
O que é diversidade?
É tudo o que nos diferencia de
algo ou de outro, ela varia através da raça, gosto, religião, cultura, gênero,
posição social ....
A escola é heterogênea, laica e para
todos.
Temos o direito de ser iguais
quando a nosso direito de ser diferente e a nossa igualdade nos descaracteriza.
Daí a necessidade de uma igualdade que reconheça as diferenças e de uma
diferença que não produza, alimente ou reproduza as desigualdades. As
diferenças de ser e estar na sociedade.
Antigamente o diferente sumia da
escola. Atualmente os problemas sociais trouxeram os excluídos para dentro da
escola. E não podemos fechar os olhos para a questão e sim trabalharmos com
estas diferenças.
A diferença é muito importante.
A mudança tem que partir de
dentro de nós, à equipe precisa fortalecer-se para favorecer o trabalho com os
alunos. Respeito, preocupação com o sentimento do outro.
A escola toda estará
desenvolvendo o projeto DIVERSIDADE, nossa proposta é ao invés das diferenças
se tornarem um problema, elas propiciem momentos para produzir saberes em
diferentes níveis de aprendizagem. Sendo a escola um espaço privilegiado por
ser formado por diferentes grupos étnicos, com seus costumes e crenças, é o
lugar onde todos devem ter as mesmas oportunidades, com estratégias de
aprendizagem diferentes.
“Ninguém nasce odiando outra
pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para
odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser
ensinadas a amar.” Nelson Mandela.
Comentários
Postar um comentário